Apoio à Organização de Eventos

Uma das funções da Sociedade Brasileira de Genética (SBG) é promover a divulgação dos avanços da ciência da genética à sociedade brasileira. A principal atividade da SBG é organizar anualmente o Congresso Brasileiro de Genética, geralmente entre os meses de agosto e setembro. Além disto, as diretorias regionais da SBG organizam eventualmente encontros de geneticistas e outros eventos com apoio de comitês locais. Outros eventos regionais, nacionais e internacionais também podem receber o apoio da SBG na organização, que pode incluir desde o apoio informal com coleta de inscrições e resumos, até a coorganização de eventos com o apoio no convite aos convidados e no local do evento das secretárias executivas da SBG, discutidos caso a caso.

Este ofício visa efetivar as regras para os acordos de participação da SBG no apoio a diferentes eventos da área de Genética organizados no Brasil, incluindo o porcentual de financiamento que deve ser repassado à SBG em cada uma destas três modalidades. Para receber este apoio, o organizador principal, obrigatoriamente sócio adimplente da SBG, deve ser o intermediário na negociação do apoio com a Diretoria de nossa sociedade. As secretárias da SBG apenas responderão pelas funções da SBG definidas abaixo e sugerimos contratar uma Agência de Promoção de Eventos para contratar alguns serviços necessários, como webpages, passagens, hotéis, audiovisual etc.

Os apoios a serem firmados podem encaixar em uma destas três modalidades:

  1. Apoio básico da SBG - divulgação, apoio (cartas etc), recolher inscrições e resumos - 10% do valor das inscrições deve ser repassado para a SBG.
  2. Apoio integrado da SBG - além do apoio básico, atuar como instituição sede nos pedidos de financiamento na CAPES, FAPESP, CNPq e outras fontes - 10% dos valores das inscrições e dos fundos aprovados em nome da SBG devem ser repassados para a SBG.
  3. Coorganização da SBG - além do apoio integrado, a SBG participa também com apoio no convite aos convidados e suporte local no evento com pelo menos uma secretária executiva - 10% dos valores das inscrições e de todos os fundos recebidos para organizar o evento* devem ser repassados para a SBG.
    *Este apoio será negociado caso a caso e as funções específicas da SBG e de suas secretárias devem ser estabelecidas em discussão prévia e detalhadas em um acordo específico a ser assinado por ambas as partes. O período entre Maio e Setembro é o mais crítico para a SBG que tem como prioridade a organização do Congresso Brasileiro de Genética, que é normalmente entre Agosto e Setembro.


Atenciosamente,


Márcia Maria A. N. P. Margis
Presidente da Sociedade Brasileira de Genética

Os modelos de acordos a serem assinados para as modalidades 1 e 2 se encontram anexos:

Assine nossa Newsletter