Coleta de assinaturas da Carta Aberta dos pós-graduandos e professores aos Poderes Legislativo e Judiciário contra os cortes na ciência brasileira
  • Manifesto
  • Notícias
23 de Julho de 2020

Prezados estudantes de pós-graduação e professores universitários e da educação básica do Brasil,

Nos últimos 5 anos a verba destinada para as atividades de ciência, tecnologia e inovação no Brasil vem sofrendo cortes cada vez mais severos. Nestes últimos dois anos, contudo, as medidas do governo federal contra a pesquisa nacional têm ido além de simplesmente restringir o orçamento para essa área tão importante. O CNPq, por exemplo, acaba de lançar um edital para concessão de bolsas de mestrado e doutorado no país que, além de formalizar a extinção do sistema de distribuição de bolsas por cotas, traz uma redução drástica na quantidade de bolsas a serem concedidas para a pesquisa nacional. O modelo proposto também deixa implícito que pesquisas consideradas de "pouca importância" pela instituição, apresentarão dificuldades em ser contempladas. Mas afinal, o quão justo é a utilização de tal critério? Estas medidas são ainda mais assustadoras pensando no momento pelo qual passamos, no qual a Ciência se mostra cada vez mais importante no combate à pandemia da Covid-19.

Por conta destas e outras atitudes do governo federal, que evita o diálogo com nossa comunidade, decidimos elaborar uma Carta Aberta destinada aos Poderes Legislativo e Judiciário em protesto contra a maneira que a ciência é tratada no Brasil (https://drive.google.com/file/d/1_C5l91ZlXBxcOIijxyM11dSCJP3_JMWW/view?u...). A idealização desta carta foi uma iniciativa de um grupo de pós-graduandos do PPG em Bioquímica e Imunologia da UFMG, com apoio da coordenação deste programa de pós-graduação.

Por se tratar de uma carta aberta, resolvemos pedir o seu apoio para que ela chegue às autoridades ao qual é endereçada. Este apoio se dará inicialmente pela SUA ASSINATURA NESTA CARTA, onde você demonstrará sua concordância com seu conteúdo e se juntará àqueles que já a assinaram. Em uma segunda fase, iremos subir a carta (com as assinaturas) para uma plataforma de petições online, onde ela poderá contar com o apoio de toda sociedade brasileira.

Contamos com sua colaboração para fazer esta carta chegar ao Congresso Nacional e ao STF.

Em caso de dúvidas, não hesitem em nos contactar via e-mail:

MARIANA AGANETTI SILVA - [email protected]
PABLO LEAL CARDOZO - [email protected]

ATENÇÃO: As assinaturas serão incluídas manualmente ao fim do prazo que é 30/07/2020 - quinta-feira.

Assine nossa Newsletter